sexta-feira, 6 de agosto de 2004

No ônibus

Nem sempre que pego ônibus estou preparada para presenciar certas coisas. Hoje porém, ocorreu um caso no mínimo CURIOSO (pra não dizer esquisito, sujo, sinistro).
Após entrar no busu e percorrer o corredor até a parte central do dito cujo, percebi muitas folhas de joirnal e revista espalhadas pelo chão. Imediatamente tentei entender o porquê de tuda akela bagunça. Ao olhar em volta percebi que em um dos bancos estava sentado um sujeito que pelas veste e pelas condições de higiene, parecia ser um mendingo. Uma garota entrou e com um sorrisinho debochado disse: "O que é isso meu senhor? Não pode não!", e continuou rindo com seus amigos. Parada ali, conversando com um colega do 7º período, o Henrique, fiquei pensando (tudo ao mesmo tempo, acredite) qual seria o motivo daquela aglomeração de papéis velhos e qual seria a utilidade que elas teriam para o cara?
Depois de pensar bastante, cheguei a conclusão: um dia reparei que as pessoas que moram na rua costumam se cobrir com jornais à noite. Então, comecei a pensar o seguinte: a sociedade não sabe do quanto deve ser ruim (pra não dizer humilhante, perigoso, frio, molhado, péssimo...) não ter onde morar. E mais, como pode uma pessoa morrer de frio e as pessoas (todas!!) não fazerem nada, deixarem pra depois uma coisa tão importante que é a vida!!!
Na sáida no terminal, depois - riam!!- de ocorrer uma colisão entre o nosso ônibus e o 507 que vinha logo atrás (dentro do terminal!!!!!!!), o homem, pacientemente, recolhia o que viria a ser seu futuro cobertor, e as pessoas nem ligavam para isso, pior, pisavam em cima das folhas espalhadas com nojo e repugnância, olhando com caras feias para uma pessoa que tentava proteger-se do frio que estaria por vir durante a noite.
E assim passei mais um dia dentro do ônibus, presenciando cenas, absurdas e sinistras.
"Que nos digam aonde
esconderam as flores
que perfumam as ruas
perseguindo um destino
onde, onde se foram?
ainda cantamos
ainda pedimos
ainda sonhamos
ainda esperamos"
Mercedes Soza

Nenhum comentário: