quinta-feira, 26 de julho de 2007

Futebol feminino brasileiro é show e merece atenção

Desde criança sempre fui apaixonada pelo futebol. Costumo dizer que se não fosse jornalista, seria fotógrafa ou jogadora de futebol.

Bem pequena jogava 'furingo' com os meninos na rua. E pode parecer estranho, mas junto com minha querida amiga Sheila, ganhava deles em várias competições... Isso sem contar com as muitas vitórias nas brincadeiras diárias.

Sim, fazíamos muitos garotos passarem direto com nossos dribles, deixávamos alguns no chão. Da rua para as quadras. Juntas entramos em um time do bairro. Muitas foram as vitórias e os gol. Derrotas também, é claro, mas quantas alegrias tive 'jogando bola'. Mas não fiquei apenas na quadra não. Arrisquei na areia, corri muito dentro de campo e suei várias vezes no futebol society.

No terraço aqui de casa já teve até certa de basquete, mas meus 1,56m de altura não favoreceram muito a prática neste esporte. Para me ajudar, meu pai - que sempre me apoiou - fez duas traves nas paredes, de um lado a outro. Em alguns momentos titubiei e tive outras paixões também. Depois do futebol, o handibol balança meu coração. O vôlei, arrisquei, mas mais uma vez o porte físico me impediu, digamos assim, de investir nessa modalidade. Apesar de que, não tem jeito mesmo. Meu esporte é o futebol e acabou. Pronto.

Mas, infelizmente, futebol não dá dinheiro para as mulheres, pelo menos não aqui no Brasil. Tudo bem, algumas bandeirinhas estão ganhando dinheiro tirando a roupa... mas assim várias mulheres já faturaram milhões... Muitos me diziam: 'larga isso, futebol não é esporte de menina'. Diante de algumas situações, me vi obrigada a deixar uma paixão de lado, estudar, ter uma profissão. Resolvi ser repórter.

Em poucos meses nessa profissão, já dei algumas notícias. Em uma delas, acompanhei de perto a passagem da tocha pan-americada pelo Espírito Santo. Quanta emoção aquele dia.

Sei que esse blog não é espaço para notícias, geralmente falo coisas do coração, sentimentos, e etcs. Mas hoje vou dar uma notícia, mas não sem usar meu coração. Venho dizer sobre o que vi hoje na TV.

Eu vi um Maracanã lotado. Eu vi um show de bola. Eu vi a torcida gritando "é campeão!!". Mas não para a seleção masculina de futebol. Eu vi as meninas de ouro do Brasil deixando as americanas no chão. Ah... Eu vi a Marta dando um banho de talento e alegria na forma de jogar, como quase homem nenhum tem feito no time masculino. Sim, eu vi. NInguém me contou. Eu vi o sorriso e as lágrimas nos olhos daquelas que, assim como eu, sonharam um dia em ver o futebol feminino valorizado no nosso país. Detalhe: foram 33 gols marcados e NELHUM sofrido em todo o Pan.

Me senti como uma das brasileiras em campo. Andréia, Aline, Renata Costa, Elaine, Rosana, Kátia Cilene, Tânia Ribeiro, Daniela Alves, Miraildes, Marta, Cristiane, Pretinha e Andréia Santos. E assim como Rosana, faço um apelo às autoridades do Brasil: POR FAVOR, OLHEM QUANTO TALENTO AS BRASILEIRAS TAMBÉM TÊM NO PÉ, e quantas alegrias elas ainda podem nos dar. Vamos lá Brasil! Vamos criar um campeonato para colocar a mulherada para jogar!!!

Homenagem

A melhor do mundo, Marta, recebeu uma digna homenagem logo após o jogo. Quem diria, uma BRASILEIRA cravando no templo sagrado do futebol, o 'Maraca', para a eternidade, sua maior representação de talento: os próprios pés.


Viva o futebo brasileiro! Viva as meninas brasileiras! Viva o futebol feminino do Brasil!

Foto de Marcos Riboli, retirada do site globo.com

Nenhum comentário: