quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Diários


Estou lendo um livro sobre blogs. Chama-se "Blog: comunicação e escrita íntima na internet", de Denise Schittine. Ela analisa e fala sobre os diários íntimos na internet, um fenômeno que já invadiu a vida de muitos internaltas por aí. Eu sou uma deles. É engraçado como me identifiquei com quase todas as características que ela conta e discute no livro. Mais engraçado ainda é se sentir o próprio objeto de estudo da autora. Mas, como tal, posso refletir sobre minhas atitudes aqui e saber até que ponto me relaciono com os blogueiros. Gente! É ótimo! Vale à pena conferir.
Denise analisa não só os blogs, mas também os antigos diários escritos em cadernos e guardados a sete chaves. A análise parte do princípio de que antes, os diaristas escreviam e escondiam seus segredos, mas já imaginavam um público leitor, mesmo que ninguém tivesse acesso a seus escritos. Com o blog é diferente! Nós escrevemos para pessoas desconhecidas, contamos coisas íntimas que muitas vezes, não contaríamos até a nós mesmos! Mas ela também parte do pré-suposto de que, mesmo os antigos diaristas já tinham a vontade de que alguém lesse suas confissões e confidências.
É muito legal, pois antes mesmo de virar uma blogueira eu já fui uma diarista. E confesso que realmente sempre escrevi imaginando um leitor. Mesmo que ele fosse somente o próprio diário. Bom, não que eu escrevesse todos os dias, rs. Mas já tive vários diários (na verdade, ainda os tenho guardados), fiz agendas. É um barato!
O livro já está há algum tempo na minha estante mas só em outubro pude pegá-lo. E quer saber? Se soubesse que seria tão interessante, já teria lido a mais tempo!

[...]

Falando em diários, gostaria também de indicar um outro livro, que já é conhecido por muitas pessoas e que teve grande influência não só na minha vida de diarista, mas em minha vida pessoal. O livro é “O diário de Anne Frank”. Um jovem judia que sobre junto com sua família e a família de um vizinho, escondida em um esconderijo na época da 2ª Guerra mundial. Desculpe por não me lembrar de detalhes, como a idade de Anne, o tempo em que ela ficou lá, o nome da cidade e o país onde ela vivia. Acho que era a Alemanha. Mas é que li o livro há algum tempo e não consigo me lembrar das minúcias dos relatos da garota. Esse também vale á pena!

[...]

Minha coluna vai de mal a pior. Voltei a fazer fisioterapia e continuo com o RPG. Não sei onde tudo isso vai parar, mas não quero ficar minha vida inteira visitando um fisioterapeuta. Nada contra eles, mas...

[...]

Já voltei a trabalhar. Desde sábado último. Ai, ai... acho que eu merecia mais uns diazinhos de férias. Às vezes fico muito p*ta com algumas coisas, mas faz parte. E eu gosto, não tem jeito!
[...]

Pra terminar, um trechinho do livro que gostei muito:

"O segredo é aquilo que não pode ser revelado, o que há de mais recôndito na pessoa humana: é o sigilo, o silêncio, a discrição, mas pode ser também a confidência, a confissão. Quando se quer realmente esconder um segredo, perde-se a coragem de contá-lo até para si mesmo" - Denise Schittine.

7 comentários:

Anônimo disse...

vou procurar esse livro, achei interessante...
eu tbm tinha agendas, mas depois de tanto tempo joguei tudo fora (não sem antes reler todos pela última vez)!
=)
www.avidaecorderosa.zip.net

B!ah♥=D disse...

Menina!!!!E não eh q a pouco tempo eu publiquei um post sobre isso!!!!Passa no meu blog!!!!

Déborah Capel disse...

Oi Katarine! Sou nova por aqui mas de qualquer forma adorei o post.Acho que toda menina já teve um diário e como já disse a Marcela(contapramarcela) a vantagem do blog é que não gastamos folhas com isso não precisam ser desmatadas mais árvores.
E é bem melhor ter alguém que leia para opinar um pouco na nossa vida.
Quanto ao diário de Anne Frank se não me engano ela tinha cerca de 12,13 e 14 anos. Tinha nascido na Holanda mas morava na Alemanha. O livro é mesmo muito lindo. Inclusive agora estou á procura de : " O menino que amava Anna Frank".
Beijinhos e fique com Deus! ;*

B!ah♥=D disse...

Por favo leia o "atenção" do meu blog!!!

B!ah♥=D disse...

OK...Cumpra o q estah nele!!!Me avise sempre...Beijinhos!!!

Kari disse...

Ah! Eu já vi o livro da Anne Frank e fiquei morrendo de vontade ler. Também achei super interessante esse livro do Blog.
Eu comprei um chame-se Blog (esqueci o sub-título), mas achei que seria bem interessante, mas ele só fala em como o blog mudou a política americana e fiquei triste, pois achei o livro um tanto, chatinho...

Ô moça, sei como é ruim visitar um fisioterapeuta. Eu tenho umas dores no joelho, precisava fazer 10seções, mas acabei só fazendo 3. Agora o joelho voltou a doer e eu não faço mais nada... hehehehe

Voltou ao trabalho, foi? Que legal em... Espero que fique tudo bem, fora os aperreios de sempre!

Beijão e desculpa a demora a passar por aqui, tá? Mas agora eu tô quase de férias!!!!

Lívia disse...

Tambem amei "O diario de Anne Frank"!