segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cada caso é um caso

Tinha prometido a mim mesma que não falaria sobre isso, mas não dá. É impossível não comentar sobre o assunto. Os jornais e as TV's me fazem lembrar, e até os blogs que eu visito.
A Teresa quis apostar que se um avião caísse hoje, os jornais deixariam de falar sobre o caso Isabella Nardoni.
Bom, disse que não apostaria com ela, e tentei explicar porque.
Então resolvi postar minha teoria sobre a repercussão que a morte da menina de 5 anos tomou na imprensa brasileira.

Eis meu comentário:

"Com minha pequena vasta experiência em polícia (afinal, trabalhei e trabalho em mídias em que a Polícia é o carro chefe - e agora trabalho literalmente na editoria de polícia) digo que realmente, existem várias, centenas de mortes diariamente em todo o país. E nem em todas elas a mídia dá tanta repercussão.
Mas vou enumerar alguns motivos para isso:

1- O crime foi bárbaro;
2- Contra uma criança;
3- A família é de classe média;
4- O pai e a madrasta da menina são os acusados;
5- O homicídio já está banalizado nas periferias, e já não causa tanta comoção nas pessoas, uma vez que geralmente é cometido contra jovens e adultos envolvidos com o crime.

Por isso, infelizmente, casos como o de Isabella causam tanta comoção nas pessoas e tomam a proporção que têm hoje.

É um saco ir dormir depois de ver um Fantástico inteiro em que todos os blocos falavam sobre o assunto, que trouxe uma entrevista com os pais da menina (que não me enganaram por sinal), e no café da manhã do dia seguinte ligar a TV e ver Ana Maria Braga falando as mesmas coisas ditas na noite anterior.
Infelizmente, fatos como esse dão Ibope. E, mais do que esperar que o caso seja solucionado, as emissoras e os jornais querem mesmo é vender, chamar atenção.
E esse é o 6º motivo para o assunto já ter virado novela nos jornais, e a cada dia ser dado um novo capítulo: Casos como o crime do Edifício London vendem jornal, dão Ibope.

Bom, não vou apostar, mas garanto que a Isabella ficaria sim, um pouco esquecida (caso caísse mais um avião em São Paulo), mas eles não deixariam de falar sobre ela, afinal, as pessoas ainda querem saber (será mesmo?) que fim isso terá.
Se é que haverá um fim".

8 comentários:

Uma vencedora... disse...

Oie Katarine.

Realmente, esse crime tem deixado a população revoltadíssima, e com razão... Esta menina linda, tão indefesa, uma barbaridade!!!

Enfim, que a Justiça PREVALEÇA!!!

Bjs

Janaína

Teresa disse...

Katarine... Legal vc ter postado, hehehe.

Bom, era mais ou menos isso que eu queria dizer. A Isabella era mais ou menos de classe média alta, isso corresponde a uma "meia-dúzia" da população. Aqui na minha cidade, por exemplo, houve um caso em que um PAI decepou a cabeça do filho de 10 anos com uma foice. O motivo? O garotinho subiu no pé de manga e tirou algumas pra comer! O mais incrível é que não saiu em NENHUM jornal. E o crime foi tanto quanto, ou mais bárbaro, que o da isabella. O público tá vendo esse caso como excepcional, e tá dirigindo toda sua fome de justiça a esse caso. A polícia, por sua vez, dedica todas as suas forças pra desvendar o caso. Coisa que não acontece com 90% dos homicídios do país. Algumas vítimas são envolvidas com crime, já... Mas outras são tão inocentes quanto isabella, mas a impunidade rola solta. Justiça é uma palavra que deveria fazer jus a ela própria. Não é só rico que deveria ter acesso a ela. A justiça só será completa quando a justiça social estiver em 1º lugar.

Bjossssssss

Teresa disse...

Ah, e vamos rezar pra não cair um avião hehehe......... aquele de ante-ontem fez um pouso forçado em rondônia e já saiu em todos os jornais hehehe

sim, mas não foi premonição do caneta vazia. Foi coincidência.
Se bem q ano passado eu contei no blog um sonho q tive, onde o aviao q eu tava explodia no pouso, pois se chocou com um caminhão...... E uma semana depois aconteceu aquela tragédia do avião da tam, q se chocou com o depósito......
todo mundo lá no blog começou a dizer q a culpa foi minha kkkkk q o caneta vazia era amaldiçoado kkkkkkk foi punk.

=*

Ju disse...

eu queria muito q a justiça resolvesse logo isso, tô cansada já...
=/

Lilah disse...

falou e disse.
eh incrivel como se focam em apenas um caso,todos os dias acontecem crimes barbaros,crianças crescem com armas na mão, e como um cavalo com tala para os lados só enxergamos o que a mídia mostra.

mais, apesar de tudo
eu ainda confio na justiça

Jeeh disse...

o seu blog ta tudoo.
amei, continue assim õ/
beijinhoo :*
se puder visitar o meu e dizer o que achou eu vou amar ;D
boa terça ;}
éé êta mídia ein ;x mais esperamos que esse caso tenha sim um fim e os culpados paguem.

Reticências disse...

Olá, como vai?
Pois é, esse caso vai repercutir muito ainda. Os indiciados e ao que tudo indica culpados pelo crime, usaram a entrevista p despertar a dúvida em um ou outro indivíduo. Mas me veio a cabeça o caso da Daniela Perez e a troca de acusações que sucederam à sentença. Ou ainda o caso dos Richthofen.
Sinto por Isabella e pelas centenas de crianças que morrem no anonimato e q se transformam em casos não resolvidos.
Abçs

Unknown disse...

網頁設計 網路行銷 關鍵字廣告 關鍵字行銷 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ