segunda-feira, 21 de abril de 2008

Cada caso é um caso

Tinha prometido a mim mesma que não falaria sobre isso, mas não dá. É impossível não comentar sobre o assunto. Os jornais e as TV's me fazem lembrar, e até os blogs que eu visito.
A Teresa quis apostar que se um avião caísse hoje, os jornais deixariam de falar sobre o caso Isabella Nardoni.
Bom, disse que não apostaria com ela, e tentei explicar porque.
Então resolvi postar minha teoria sobre a repercussão que a morte da menina de 5 anos tomou na imprensa brasileira.

Eis meu comentário:

"Com minha pequena vasta experiência em polícia (afinal, trabalhei e trabalho em mídias em que a Polícia é o carro chefe - e agora trabalho literalmente na editoria de polícia) digo que realmente, existem várias, centenas de mortes diariamente em todo o país. E nem em todas elas a mídia dá tanta repercussão.
Mas vou enumerar alguns motivos para isso:

1- O crime foi bárbaro;
2- Contra uma criança;
3- A família é de classe média;
4- O pai e a madrasta da menina são os acusados;
5- O homicídio já está banalizado nas periferias, e já não causa tanta comoção nas pessoas, uma vez que geralmente é cometido contra jovens e adultos envolvidos com o crime.

Por isso, infelizmente, casos como o de Isabella causam tanta comoção nas pessoas e tomam a proporção que têm hoje.

É um saco ir dormir depois de ver um Fantástico inteiro em que todos os blocos falavam sobre o assunto, que trouxe uma entrevista com os pais da menina (que não me enganaram por sinal), e no café da manhã do dia seguinte ligar a TV e ver Ana Maria Braga falando as mesmas coisas ditas na noite anterior.
Infelizmente, fatos como esse dão Ibope. E, mais do que esperar que o caso seja solucionado, as emissoras e os jornais querem mesmo é vender, chamar atenção.
E esse é o 6º motivo para o assunto já ter virado novela nos jornais, e a cada dia ser dado um novo capítulo: Casos como o crime do Edifício London vendem jornal, dão Ibope.

Bom, não vou apostar, mas garanto que a Isabella ficaria sim, um pouco esquecida (caso caísse mais um avião em São Paulo), mas eles não deixariam de falar sobre ela, afinal, as pessoas ainda querem saber (será mesmo?) que fim isso terá.
Se é que haverá um fim".

7 comentários:

Somente EU mesma!!! disse...

Oie Katarine.

Realmente, esse crime tem deixado a população revoltadíssima, e com razão... Esta menina linda, tão indefesa, uma barbaridade!!!

Enfim, que a Justiça PREVALEÇA!!!

Bjs

Janaína

Teresa disse...

Katarine... Legal vc ter postado, hehehe.

Bom, era mais ou menos isso que eu queria dizer. A Isabella era mais ou menos de classe média alta, isso corresponde a uma "meia-dúzia" da população. Aqui na minha cidade, por exemplo, houve um caso em que um PAI decepou a cabeça do filho de 10 anos com uma foice. O motivo? O garotinho subiu no pé de manga e tirou algumas pra comer! O mais incrível é que não saiu em NENHUM jornal. E o crime foi tanto quanto, ou mais bárbaro, que o da isabella. O público tá vendo esse caso como excepcional, e tá dirigindo toda sua fome de justiça a esse caso. A polícia, por sua vez, dedica todas as suas forças pra desvendar o caso. Coisa que não acontece com 90% dos homicídios do país. Algumas vítimas são envolvidas com crime, já... Mas outras são tão inocentes quanto isabella, mas a impunidade rola solta. Justiça é uma palavra que deveria fazer jus a ela própria. Não é só rico que deveria ter acesso a ela. A justiça só será completa quando a justiça social estiver em 1º lugar.

Bjossssssss

Teresa disse...

Ah, e vamos rezar pra não cair um avião hehehe......... aquele de ante-ontem fez um pouso forçado em rondônia e já saiu em todos os jornais hehehe

sim, mas não foi premonição do caneta vazia. Foi coincidência.
Se bem q ano passado eu contei no blog um sonho q tive, onde o aviao q eu tava explodia no pouso, pois se chocou com um caminhão...... E uma semana depois aconteceu aquela tragédia do avião da tam, q se chocou com o depósito......
todo mundo lá no blog começou a dizer q a culpa foi minha kkkkk q o caneta vazia era amaldiçoado kkkkkkk foi punk.

=*

Anônimo disse...

eu queria muito q a justiça resolvesse logo isso, tô cansada já...
=/

Marília Macedo disse...

falou e disse.
eh incrivel como se focam em apenas um caso,todos os dias acontecem crimes barbaros,crianças crescem com armas na mão, e como um cavalo com tala para os lados só enxergamos o que a mídia mostra.

mais, apesar de tudo
eu ainda confio na justiça

Anônimo disse...

o seu blog ta tudoo.
amei, continue assim õ/
beijinhoo :*
se puder visitar o meu e dizer o que achou eu vou amar ;D
boa terça ;}
éé êta mídia ein ;x mais esperamos que esse caso tenha sim um fim e os culpados paguem.

Dani disse...

Olá, como vai?
Pois é, esse caso vai repercutir muito ainda. Os indiciados e ao que tudo indica culpados pelo crime, usaram a entrevista p despertar a dúvida em um ou outro indivíduo. Mas me veio a cabeça o caso da Daniela Perez e a troca de acusações que sucederam à sentença. Ou ainda o caso dos Richthofen.
Sinto por Isabella e pelas centenas de crianças que morrem no anonimato e q se transformam em casos não resolvidos.
Abçs